O clássico entre Fortaleza e Ceará é um dos maiores do país, com uma rivalidade local que perdura por mais de um século. Entre muitas partidas o resultado mais elástico é favorável ao Tricolor de Aço, que aplicou um histórico 8 a 0 em 1927. Já pelo lado do alvinegro, o melhor placar foi um 7 a 0, que aconteceu em 1955.
O início da rivalidade entre os clubes teve seu primeiro capítulo durante o segundo turno do Campeonato Cearense de 1922, com a partida agendada para o dia 10/9. Após uma vitória empolgante no primeiro confronto, o Tricolor marcou para comemorar o título no restaurante Rotisserie Sportman, localizado na Praça do Ferreira. Entretanto, o Ceará venceu a partida por 4 a 1, no quinto clássico, conquistando o campeonato e realizando sua própria celebração no mesmo local.
A rivalidade vem se acirrando nos últimos anos, principalmente, por conta da grande ascensão do Fortaleza que hoje conquistou o pentacampeonato cearense seguido e cria uma hegemonia estadual e aumentou a rivalidade entre seus torcedores. O último confronto foi um empate em 2 a 2 em abril deste ano, na segunda partida da final, que culminou no título do Tricolor de Aço.
3 curiosidades do clássico entre Fortaleza x Ceará
Com um clássico e uma rivalidade tão centenária, ambos os times tem várias curiosidades interessantes, por isso separamos três para apresentar:
- Mosaico das Torcidas: Os torcedores de Fortaleza e Ceará são conhecidos por criar mosaicos impressionantes com suas cores e mensagens antes dos jogos. Esses mosaicos muitas vezes cobrem uma parte significativa das arquibancadas e acrescentam um elemento visual espetacular ao clássico, tornando-o um espetáculo não apenas dentro de campo, mas também nas arquibancadas.
- Clássico das Cores: Fortaleza x Ceará é conhecido como o “Clássico das Cores” devido às cores distintas dos uniformes dos dois times. O Fortaleza joga com camisas tricolores (listradas em azul, vermelho e branco), enquanto o Ceará utiliza camisas pretas e brancas. Essas cores vivas tornam os jogos ainda mais visuais e emocionantes para os torcedores.
- Estádio Presidente Vargas: Por muitos anos, o Estádio Presidente Vargas, localizado em Fortaleza, foi o palco principal para os clássicos entre Fortaleza e Ceará. Este estádio tem uma capacidade significativa e tem sido historicamente um local icônico para esses confrontos emocionantes.