Um dos principais jogadores da história do futebol nordestino, João Bosco conquistou muitos títulos importantes por onde passou, em especial no Fortaleza, onde foi campeão cearense e peça chave no acesso a Série A. Apesar da brilhante passagem como arqueiro, decidiu seguir sua vida nos Estados Unidos, após não receber mais propostas para seguir no futebol.
O arqueiro defendia o São Paulo na época e após fim de contrato dispensou o empresário e decidiu cuidar das negociações e por isso mudou para os EUA onde sua família tinha vida estabelecida e acabou encerrando sua passagem nos gramados, como contou ao Globo Esporte.
“Parei com 36 anos. No meu projeto, eu jogaria por mais dois anos, mas não apareceu nada para mim. Fui para os Estados Unidos e na época mantive um celular apenas para receber propostas, mas não apareceu nada. Ninguém me ligou. Então, fui ficando. Para não dizer que não apareceu nada, tive conversas com Santa Cruz e Fortaleza, mas não vingou”, disse o ex-goleiro, que ainda completou:
“Eu já tinha ido aos Estados Unidos algumas vezes, e minha filha estudava em Boston na época em que decidi comprar a casa. Minha esposa foi lá e fechou o negócio, mas seria apenas para que a gente passasse as nossas férias. Não havia a ideia de morar lá, mas hoje posso dizer que é muito bom. Além disso, pesou o fato de que perdi a infância dos meus filhos. Resolvi aproveitar isso. Depois de tudo, acho que foi a decisão certa”, concluiu.
A passagem de Bosco no futebol brasileiro foi bastante importante e relevante, onde chegou à Seleção Brasileira em um time do Nordeste, fato muito raro. Confira os títulos conquistados pelo atleta:
Sport
Campeonato Pernambucano: 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000 e 2003.
Copa Pernambuco: 2003
Copa do Nordeste: 1994, 2000
Cruzeiro
Copa Sul-Minas: 2001
Supercampeonato Mineiro: 2002
Fortaleza
Campeonato Cearense: 2005
São Paulo
Mundial de Clubes da FIFA: 2005
Campeonato Brasileiro: 2006, 2007 e 2008