O atacante Pedro Rocha, hoje no Fortaleza, é um dos grandes ídolos da história de um gigante brasileiro, o Grêmio. O atacante foi herói do pentacampeonato da Copa do Brasil em 2016, fazendo o gol do título e por isso, teve seu nome eternizado, através de uma estátua na Avenida Goethe, em Porto Alegre. O pai do jogador que fez o pedido para confeccionar falou sobre a homenagem ao filho.
“A ideia da estátua nasceu da vontade de eternizar o momento após o gol. E agora com a sua inauguração temos a esperança de que esse período vitorioso do Grêmio estimule as novas gerações, servindo de exemplo aos jovens e mostrando a importância da prática esportiva”, diz o pai do atacante.
A estátua foi feita de bronze, pesando incríveis 150kg com 1,80m de altura. Vinicius Vieira e Mario Cladera são os responsáveis pela obra, e trabalham juntos para confecção de esculturas em espaços públicos. Além disso são gremistas e para eles, a escultura será um patrimônio cultural, para que os gremistas se sintam lembrados ao ver a estátua.
Pedro Rocha teve grande passagem no Grêmio e então foi vendido ao Spartak Moscow, onde não eev destaque e retornou ao futebol brasileiro, onde foi multicampeão pelo Flamengo, mas sem atuar muito, sendo reserva da equipe. Ainda teve passagem no Cruzeiro e Athletico Paranaense onde foi campeão, veja os títulos conquistados pelo atacante :
Athletico Paranaense
Copa Sul-Americana: 2021
Flamengo
Taça Guanabara: 2020
Campeonato Carioca: 2020
Recopa Sul-Americana: 2020
Supercopa do Brasil: 2020
Campeonato Brasileiro: 2020
Cruzeiro
Campeonato Mineiro: 2019
Grêmio
Copa do Brasil: 2016
Copa Libertadores da América: 2017
Fortaleza
Campeonato Cearense: 2023