No último sábado (28) o Fortaleza entrou em campo para tentar conquistar o primeiro título internacional de toda a sua história. Após uma campanha espetacular na Copa Sul-Americana que começou após ficar em terceiro lugar na fase de grupos da Libertadores, apenas um adversário separava o clube do título. A LDU é conhecida por ser um verdadeira carrasco de times tricolores em finais de títulos continentais.
Em 2008 e 2009, pelas finais da Libertadores e da Sul-Americana respectivamente, a LDU bateu por duas vezes o Fluminense para conquistar o título. Ainda pelas duas equipes serem tricolores, poderia representar uma superstição para os equatorianos. Porém, independente do resultado final, pela campanha feita até a final, três jogadores já mereciam serem chamados para a seleção da competição.
Três jogadores do Fortaleza foram escolhidos para a seleção da Copa Sul-Americana
Na hora do jogo, o Leão do Pici conseguiu sair na frente com Lucero ainda no inicio do segundo tempo. Porém, alguns minutos depois, o adversário conseguiu empatar o jogo e segurar o resultado até o final do tempo regulamentar. Na prorrogação, mesmo com ambas as equipes tendo suas chances, o empate perdurou o que levou para a disputa de pênaltis. Na decisão na marca da cal, a LDU se sagrou campeã,
Alguns dias depois da decisão, a Conmebol divulgou os onze jogadores que compõe a seleção do melhores da Copa Sul-Americana. Tinga, Zé Welison e Marinho foram os escolhidos para compor a seleção, montada pela entidade. Ainda seis jogadores da campeã LDU, um do Defensa y Justicia e outro do América-MG foram escolhidos.