Fortaleza ultrapassa rivais e se torna o segundo maior time do Nordeste
Apesar da derrota traumática do Fortaleza para a LDU na grande final, a campanha da equipe na Copa Sul-Americana trouxe alguns frutos para o Leão do Pici. Segundo levantamento feito jornalista Cássio Zirpoli, o Tricolor assumiu a segunda colocação no ranking dos clubes nordestinos nas competições internacionais.
Com apenas quatro participações em torneios organizados pela Conmebol, o Leão do Pici é o segundo em número de pontos e vitórias, atrás apenas do Bahia, que ainda lidera com folga.
Apesar das poucas campanhas, o Fortaleza está bem à frente de equipes como Vitória, Ceará e Sport, que já disputaram mais torneios. Porém, os rivais nordestinos não fizeram campanhas tão longas quanto as do Leão do Pici.
O Bahia, líder absoluto do ranking, também nunca chegou tão longe quanto o Fortaleza. Em quatro oportunidades (duas na Libertadores e duas na Sul-Americana), o clube disputou apenas as quartas de finais.
Para as próximas temporadas, a tendência é que o Leão do Pici encurte ainda mais a distância para o Bahia. Isso porque é praticamente certo que o clube participe de mais uma competição internacional, enquanto o rival ainda amarga a luta contra o rebaixamento.
Campanha do Fortaleza na Sul-Americana
Fase de Grupos
Fortaleza 4 x 0 Palestino
San Lorenzo 0 x 2 Fortaleza
Fortaleza 6 x 1 Estudiantes de Mérida
Fortaleza 3 x 2 San Lorenzo
Estudiantes de Mérida 1 x 0 Fortaleza
Palestino 1 x 2 Fortaleza
Oitavas de Final
Libertad 0-1 Fortaleza
Fortaleza 1-1 Libertad
Quartas de Final
América-MG 1-3 Fortaleza
Fortaleza 2-1 América-MG
Semi Final
Corinthians 1-1 Fortaleza
Fortaleza 2-0 Corinthians
Final
Fortaleza 1 (3) – (4) 1 LDU