A situação atual do Ceará é uma das piores que o clube vive em toda a sua história recente. Sem chances de subir para a primeira divisão em 2024, a equipe vê o seu maior rival, Fortaleza, crescer cada vez mais dentro do cenário do futebol nacional e continental. Sendo ela responsável por fazer a melhor campanha de uma equipe nordestina em competições internacional, com o vice-campeonato na Sul-Americana desta temporada.
Tendo que se contentar em disputar a segunda divisão no próximo ano, a equipe do técnico Vagner Mancini já começa a se planejar para o próximo ano. Com 17 jogadores próximos de sair, ele avalia cada um para saber quem poderá ficar na equipe para o próximo ano. Porém, a equipe perdeu um dos seus principais craques, para a alegria do Leão do Pici.
Ceará não contará com Erick para a próxima temporada
No dia 30 de outubro deste ano, através de suas redes socias, o Ceará comunicou que o atancate Erick não irá permanecer no clube para a próxima temporada. Desde o meio do ano o jogador está com pré-contrato assinado com o São Paulo, já que decidiu não renovar com o vozão. O seu novo destino será o São Paulo.
Erick é apenas um dos vários jogadores que não devem permanecer para a próxima temporada. Com um orçamento limitado, imposto pelo que a CBF paga aos clubes desta divisão, é provável que o clube faça uma reformulação no elenco, permanecendo somente os considerados mais importantes para o time titular.