Nos últimos anos a equipe do Fortaleza tem utilizado uma abordagem diferente dos outros clubes na forma como utiliza as suas categorias de base. A maioria das equipes usam seus principais jogadores das categorias de base para ingressarem aos poucos dentro do elenco principal. Porém, quando não consegue espaço para eles, emprestam para times menores.
Porém o Leão do Pici usa seus principais jogadores da base para emprestar a times menores, em especial aqueles que subiram para a Série A recentemente ou que estão na Série B. Um exemplo é o atacante Gustavo Coutinho, que jogou pela base do clube e hoje está emprestado e se destacando pelo Atlético Goianiense. Na lista das equipes que mais usaram jovens atletas, o Fortaleza praticamente excluiu as camadas mais jovens.
Fortaleza surpreende em número de jogadores da base utilizados
Nesta temporada do Campeonato Brasileiro o clube que mais utilizou os jogadores oriundos da base foi o São Paulo. Ao total foram 16. Muito disso se deve por conta das competições que a equipe estava conciliando. Corinthians e Fluminense estão logo atrás, ambos com 14 atletas da base que jogaram pelo profissional durante a competição.
O Fortaleza, até o momento, não utilizou nenhum dos jogadores que subiram da base. Ele é o único time entre os 20 do Brasileirão que ainda não colocou algum jovem para campo. Muito disso se deve ao desejo do técnico e diretoria de dar mais tempo de jogo para os jovens através de empréstimos com duração de uma temporada.