Fortaleza e Palmeiras protagonizaram um bom jogo neste domingo (26), terminado empatado em 2 a 2, na Arena Castelão, válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, após o apito final, o espetáculo deu lugar para cenas lamentáveis nas arquibancadas.
Na oportunidade uma confusão generalizada foi registrada no estádio, quando torcedores de ambos os times começaram a se envolver em confrontos físicos e verbais. A fim de conter os ânimos a polícia rapidamente interveio, utilizando gás lacrimogêneo e balas de borracha.
Ainda não há informações precisas sobre o número de pessoas envolvidas nas brigas ou sobre possíveis feridos. No entanto, imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a violência do confronto, com torcedores se agredindo e outros correndo para se proteger.
As diretorias de Fortaleza e Palmeiras ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o incidente. Entretanto é esperado que medidas disciplinares sejam tomadas pelas respectivas equipes e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a fim de evitar a repetição de incidentes semelhantes no futuro.
Fortaleza vai perder pontos pelo comportamento da sua torcida?
Apesar da CBF ter como obrigação analisar a briga entre as torcidas de Fortaleza e Palmeiras e tomar medidas cabíveis é muito improvável que algum dos times seja punido com a perda de pontos no Campeonato Brasileiro.
Isto porque a CBF não costuma interferir diretamente no desempenho dos times na competição, em razão de problemas extra-campos. O que pode acontecer é o Fortaleza jogar sem torcida em alguns jogos, nesta reta final de campeonato, ou até mesmo perder mandos de campo.