No cenário tenso do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza enfrenta o Santos na última rodada do Campenato Brasileiro, com o time paulista precisando vencer para evitar qualquer risco de rebaixamento. Neste cenário, é comum que outras equipes, que também estão em disputa direta com o Peixe, ofereçam a famosa “mala branca”.
Porém, caso o Laion aceite este tipo de “favorecimento”, o clube encontra-se diante de uma séria ameaça de exclusão da competição. O episódio em questão está em desacordo com o Artigo 242, que proíbe a oferta ou promessa de vantagem indevida a membros de entidades desportivas, dirigentes, técnicos, atletas ou qualquer pessoa mencionada no Artigo 1º, § 1º, VI.
O objetivo desta prática proibida é influenciar de alguma maneira o resultado de uma partida, prova ou equivalente. A legislação estabelece penalidades severas para aqueles que violam esse artigo. A infração pode resultar em multa, com valores variando de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais), além da penalidade máxima: eliminação do torneio.
Na última rodada, Bahia, Santos e Vasco da Gama lutarão contra o rebaixamento. O Esquadrão de Aço é quem se encontra em uma situação mais delicada, precisando vencer e também torcer pela derrota ou empate do Vasco.
Já o Santos é justamente quem tem a menor possibilidade de rebaixamento, mas caso o Peixe empate com o Leão do Pici, o alvinegro praiano pode ir para o Z4 em caso de vitórias de Vasco e Bahia na rodada. Por isso, apesar do Fortaleza já ter definido sua permanência na Série A, o duelo contra o Santos será de grande importância para a definição da competição.