Fortaleza encerra 2023 com feito inacreditável

Nos últimos cinco anos, a consistência tem sido um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso do Fortaleza, que há quatro temporadas consecutivas, termina entre os dez primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. Na temporada de 2023, a consistência do Laion ficou comprovada em um feito de grande destaque.

Ao longo de 78 jogos disputados no ano, o Fortaleza não sofreu viradas de seus adversários, registrando apenas uma a seu favor. O time pontuou em 47 jogos em que abriu o placar, com 40 vitórias e sete empates. Nos 27 jogos em que ficou atrás no marcador, o Tricolor saiu sem pontuar em 22, obtendo quatro empates e uma única vitória de virada.

No Campeonato Brasileiro, o Leão do Pici foi a quinta equipe com mais desarmes e a nona em interceptações. Apesar de possuir a sexta menor posse de bola na competição, a equipe compensou seu estilo mais reativo com efetividade, sendo a quinta em finalizações no torneio.

Fortaleza teve calendário intenso em 2023

O Fortaleza encerrou sua campanha na temporada de 2023 com uma vitória sobre o Santos na Vila Belmiro, resultando no rebaixamento do Santos para a Série B do Campeonato Brasileiro. O confronto contra o Peixe marcou o 78º jogo do Leão do Pici na temporada, consolidando-o como o clube da Série A com o maior número de partidas disputadas no ano, o que certamente acarretou em um considerável desgaste ao longo de 2023.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Ao longo desta temporada, o Laion participou de seis competições distintas: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Série A, Libertadores da América e Copa Sul-Americana. Sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, a equipe conquistou o Campeonato Cearense pela quinta vez consecutiva (2019–2023) e alcançou o vice-campeonato da Copa Sul-Americana, sendo derrotada para a LDU na final.

Além disso, o Leão do Pici encerrou sua participação na Série A do Brasileirão entre os 10 melhores pela quarta vez desde 2019, consolidando-se como o primeiro clube do Nordeste a se manter na elite nacional por seis anos consecutivos na era dos pontos corridos. Ao longo de 78 partidas, o Leão registrou 41 vitórias, 15 empates e 22 derrotas, com 129 gols marcados e 77 sofridos.