É inegável que, nos últimos anos, o Fortaleza tem deixado o Ceará “para trás” no quesito de resultados e conquistas. E se olharmos o ranking de maiores campeões estaduais do futebol brasileiro, a soberania do Leão do Pici em seu território ficou ainda mais evidenciada.
Atualmente, a equipe com mais títulos estaduais em todo o Brasil é o ABC, que conquistou o Campeonato Potiguar em 57 ocasiões. Depois, aparecem: Bahia, com 50 títulos; o Paysandu, com 49 títulos; o Atlético-MG, com 48 títulos; o Rio Branco-AC, com 48 títulos e o Remo, com 47 títulos.
Na sétima colocação, aparece o Fortaleza, com 46 títulos estaduais conquistados. O Ceará aparece logo abaixo, com 45 títulos cearenses vencidos. O Laion venceu as últimas cinco edições do Cearense. Desta forma, o Fortaleza pode começar o ano de 2024 com um feito que poucos times no Brasil conseguiram atingir: o hexacampeonato estadual.
Nenhuma equipe além de Fortaleza e Ceará vence o estadual cearense desde 1995, há 28 anos. Além dos dois rivais do estado, a última equipe que conquistou o torneio foi o Ferroviário. Durante este período, o Fortaleza conquistou 16 títulos estaduais, enquanto o Ceará obteve 12.
Fortaleza faz parte de um triste grupo do futebol brasileiro
Dos 20 clubes que participarão da Série A do Brasileirão em 2024, sete ainda não conseguiram conquistar o título da competição, e infelizmente, o Fortaleza está incluído nesse grupo. A temporada está programada para ocorrer entre 14 de abril e 8 de dezembro. Enquanto mais da metade dos participantes já experimentou a glória da vitória na competição, sete clubes estão em busca da inédita conquista.
Além do Fortaleza, fazem parte desse grupo o Atlético-GO, Criciúma, Cuiabá, Juventude, Red Bull Bragantino e Vitória. Entre os sete clubes que buscam essa inédita conquista, Red Bull Bragantino e Vitória chegaram mais perto, sendo vice-campeões em 1991 e 1993, respectivamente.
O Fortaleza, reconhecido nos últimos anos por sua administração moderna e eficiente, teve seu desempenho mais destacado na edição de 2021, alcançando a quarta posição e assegurando, pela primeira vez em sua história, uma vaga na Copa Libertadores.