Fortaleza publica nota oficial após grave acontecimento na Arena Castelão

No último sábado (03), apesar do Fortaleza ter vencido o América-RN na primeira rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, por 2 a 1 de virada, o clube viu uma grande polêmica acontecer dentro da Arena Castelão: a prisão em flagrante de um de seus conselheiros fiscais por importunação sexual feita a uma funcionária do estádio.  

Imagens das câmeras de segurança da Arena Castelão filmaram o momento em que o homem, de 44 anos, abraça e beija a vítima, de apenas 18 anos, sem nenhum tipo de consentimento. Acompanhada da mãe, a jovem foi até a Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza, onde o homem foi autuado em flagrante por importunação sexual e solto na sequência após pagamento da fiança.  

A vítima também afirmou que pessoas que trabalham no Fortaleza e até a mesmo a polícia presente na Arena Castelão tentaram coagi-la a não denunciar o ocorrido:  “Eu não sabia quem ele era. Quando cheguei lá embaixo, várias pessoas do Fortaleza vieram falar comigo para que não registrasse o boletim de ocorrência. Os próprios policiais colocaram pressão, que não iria dar em nada”, disse a vítima. 

O advogado Iury Ribeiro, que defende o suspeito, negou a versão de importunação e alegou a situação “não passou de um mal-entendido”.  

Fortaleza se pronuncia sobre o assunto 

Na tarde desta segunda-feira (5), o Fortaleza informou que o suspeito renunciou ao posto no Conselho Fiscal do time, e divulgou nota oficial repudiando o ocorrido: 

“O Fortaleza Esporte Clube repudia qualquer forma de violência contra as mulheres, tanto nas dependências esportivas quanto fora delas. 

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

O Clube lamenta profundamente os acontecimentos do último sábado (3) e disponibiliza-se a colaborar integralmente com as investigações, bem como a oferecer suporte psicológico e jurídico à vítima. 

Em inúmeras ocasiões, o Fortaleza tem promovido e apoiado iniciativas voltadas à prevenção de variadas manifestações de violência, como o combate ao feminicídio, a divulgação do Disque 180, a campanha da câmara do desrespeito e campanha #ElasSãoInsubstituíveis, por exemplo. 

Além disso, há mais de um ano, o Clube recebe em todos os seus jogos na Arena Castelão o Ônibus Lilás, unidade móvel da Secretaria das Mulheres, do Governo do Estado do Ceará, que presta assistência às mulheres em situação de violência. 

Por tudo isso, o Clube seguirá vigilante no combate à violência de gênero e suas mais diversas manifestações.”