Na última quarta-feira (21), logo após o empate contra o Sport por 1 a 1, pela Copa do Nordeste, o ônibus do Fortaleza foi emboscado e apedrejado na saída da Arena Pernambuco, em um ataque por parte da torcida do Sport, o que acabou resultando em seis jogadores do Fortaleza internados por causa de ferimentos causados por pedras e estilhaços de vidros quebrados do ônibus.
Inúmeros clubes e federações soltaram notas de repúdio ao ocorrido em apoio ao Fortaleza, incluindo o próprio Sport e até mesmo o rival Ceará. Mas essa foi a gota d’agua para o fim de uma aliança entre torcidas organizadas de Fortaleza e Sport.
Torcida Organizada Jovem Garra Tricolor, do Fortaleza, anuncia fim de aliança com a Torcida Jovem do Sport
Em nota divulgada no dia seguinte ao jogo, a Torcida Organizada Jovem Garra Tricolor divulgou uma nota repudiando o ocorrido após o fim do jogo e decretou o fim da aliança com a Torcida Jovem do Sport:
“Prestamos solidariedade e repudiamos os atos de violência causados contra a delegação e atletas do Fortaleza, após jogo contra o Sport na Arena Pernambuco na madrugada de hoje, 22/02/2024.
A Torcida Organizada Jovem Garra Tricolor jamais compactuará com ações como essa e coloca-se a disposição dos órgãos responsáveis para colaborar no que for preciso, para que todos os envolvidos nesse ato triste de vandalismo, sejam punidos. Não podemos mais tolerar tais atitudes, devemos denunciar para que cada vez mais ações como essas sejam contidas.
Ressaltamos ainda nossa indignação diante de tantas conversas divulgadas em redes sociais por pessoas que apenas usam do ocorrido para se promover. É de grande importância que sejam apurados todos os fatos, para que não haja divulgações de inverdades. Nesse momento de consternação, devemos focar no esclarecimento de todo ocorrido, e deixar de lado a vaidade praticada e praticarmos a empatia.
Desejamos que os atletas se recuperem o mais breve possível, nos solidarizamos por cada família e vítima desse lamentável fato.
A Torcida Organizada Jovem Garra Tricolor esclarece ainda, que tem cumprido fielmente com os acordos estabelecidos entre o clube e as torcidas para promoção de uma cultura de paz no futebol, e a garantia de um ambiente seguro nos estádios. Em tempo, consideramos que para que haja aliança ou amizade entre torcidas é de extrema importância o respeito e consideração pela torcida e também pelo seu respectivo clube, infelizmente não foi o que aconteceu, diante de todo o exposto, a Torcida Organizada Jovem Garra Tricolor esclarece que encerra sua aliança com a Torcida Jovem do Sport.”