Estamos caminhando para a reta final do primeiro trimestre de 2024, e estamos vendo as equipes tomando forma, assim como seus primeiros resultados sendo avaliados de uma forma um pouco mais crítica, principalmente por se tratar de um trabalho de continuidade, com o treinador Vagner Mancini permanecendo no clube para esta temporada.
E o Ceará, após terminar a temporada de 2023 com uma decepcionante campanha no Brasileirão da Série B, onde a equipe acabou em 11º lugar, com 50 pontos nos 38 jogos (sendo 13 vitórias, 11 empates e 14 derrotas), também vive um momento indigesto neste início de temporada 2024.
Ceará não venceu nenhum dos seus últimos 5 jogos
Com 10 jogos na temporada até o momento, a última vitória do Ceará foi há um mês, quando a equipe venceu o Caucaia por 5-0, em um jogo válido pelo Campeonato Cearense, no dia 8 de fevereiro.
Desde então foram 5 jogos, com 4 empates (contra Altos, Náutico, o clássico contra o Fortaleza, e ABC) e uma derrota, ocorrida para o Bahia, neste meio de semana, em confronto válido pela quinta rodada da Copa do Nordeste.
Nesses últimos jogos, o que mais impressionou foi a instabilidade defensiva do time cearense, que sofreu 8 gols nesses últimos cinco jogos. Apesar de ter empatado em 1 a 1 com o Altos e em 0 a 0 com o Náutico, o Ceará foi vazado 3 vezes no clássico contra o Fortaleza, e duas vezes no empate contra o ABC e na derrota para o Bahia, no último jogo.