O Fortaleza corre o sério risco de perder cinco jogadores para as partidas decisivas do Campeonato Cearense contra o Ceará. A decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Ceará (TJDF-CE) fez com que cinco jogadores do tricolor acabassem sendo denunciados por desrespeito aos membros da arbitragem responsável por apitar o último Clássico-Rei disputado entre as equipes.
A partida em questão foi o duelo entre as duas equipes pelo Estadual no último 17 de fevereiro que acabou empatado no placar de 3×3. O Ceará chegou a ficar na frente por dois gols de diferença, mas viu o Fortaleza virar o jogo. No finzinho, um pênalti salvador sacramentou o empate entre as equipes. Depois do episódio, jogadores das duas equipes protestaram contra as decisões tomadas pela equipe de arbitragem na partida.
Do lado do Fortaleza, os zagueiros Emanuel Brítez e Tomás Cardona, os meias Lucas Sasha e Yago Pikachu, além do atacante Moisés, foram denunciados com base no Artigo 250. Sasha e Brítez ainda foram denunciados por conta do Artigo 258. O primeiro se refere a prática de atos desleais na partida, enquanto que o segundo está relacionado às sucessivas reclamações das decisões de arbitragem.
Gancho pode ser pesado para os jogadores do Fortaleza
Caso os atletas sejam punidos pelo Artigo 250, a suspensão pode ser de uma a três partidas. No caso do Artigo 258, a punição é ainda mais grave e pode fazer com que o Fortaleza fique sem Brítez e Sasha por até seis partidas, mas a punição também pode chegar a 180 dias.
Se por um lado o Tricolor do Pici pode perder cinco jogadores, o Ceará corre o risco de ver dois titulares serem afastados pelo mesmo Artigo 250. O zagueiro Matheus Bahia e o meia Facundo Castro também foram denunciados e podem perder as finais do Campeonato Cearense.
A primeira partida da decisão do estadual será disputada apenas no dia 30 de março. Já a segunda está marcada para o dia 6 de abril, com as duas partidas iniciando às 16h40.