A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), seguindo exigências da Fifa, estabeleceu duas janelas de transferências no calendário do futebol brasileiro em 2022, e vem fazendo ajustes dese então. Em 2024, a primeira janela ocorreu de janeiro a março. A segunda janela oficial do ano será de 10 de julho a 2 de setembro.
Porém, a CBF criou uma nova exceção, abrindo uma janela no último dia 1º de abril, que permitirá inscrições de novos jogadores até 19 de abril.
Durante esse período, os clubes brasileiros poderão contratar atletas que já estejam inscritos por outras equipes nacionais, desde que atendam ao critério do Art. 33 do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol (RNRTAF):
“A solicitação de transferência é permitida apenas em exceção ao disposto no caput caso seja comprovada a rescisão por mútuo acordo ou o encerramento do contrato especial de trabalho desportivo (inclusive de empréstimo) com o clube anterior, ou a cessão temporária, ocorrida entre os dias 01/04 e 19/04/2024. Nesses casos, a solicitação de transferência deve ser concluída no SNR até o dia 19/04/2024. O atleta em questão necessariamente deve ter participado do Campeonato Estadual de 2024.”
Clubes podem contratar atletas que atuaram em estaduais
Portanto, é permitida a contratação de jogadores que disputaram um Campeonato Estadual em 2024 nesta “mini-janela”. Além disso, atletas que estavam sem contrato antes do fim da janela de março também podem assinar com novos clubes normalmente.
O objetivo da regra é permitir que jogadores que se destacaram em times menores possam se transferir para equipes das Séries A e B sem prejudicar suas atuais equipes nas competições estaduais.
Por exemplo, os jogadores do Nova Iguaçu, que atualmente disputam a final do Cariocão contra o Flamengo, podem se transferir para as duas primeiras divisões.
Aproveitando essa “mini-janela”, o atacante Carlinhos, inclusive, já foi comprado pelo Flamengo.
Assim como contratar novos nomes, o Bahia também pode emprestar jogadores que disputaram o Baianão desta temporada.
O mercado para times das Séries C e D permanece aberto até setembro.