Fortaleza e Ceará se enfrentam neste sábado (6), às 16h40 (de Brasília), no Castelão, pelo segundo jogo da final do Campeonato Cearense. O Leão busca o hexacampeonato estadual e precisa de uma vitória simples para ser campeão. Mas, para isso, precisará superar o retrospecto geral do confronto.
Ao todo, os rivais se enfrentaram 156 vezes ao longo da história centenária do duelo. O Alvinegro é o maior vencedor do Clássico-Rei, com 51 triunfos. O Tricolor do Pici, contudo, não está muito atrás no histórico e soma 44 vitórias. Houve, ainda, 61 empates.
Apesar de ficar atrás no retrospecto geral do clássico, o Leão tem ao seu favor o histórico recente do embate nas finais do campeonato estadual. Afinal, do penta consecutivo conquistado nas temporadas anteriores, quatro títulos foram vencidos justamente contra a equipe alvinegra.
Neste fim de semana, os comandados de Vojvoda precisam de uma vitória pelo placar mínimo para ficar com o caneco. Por conta do empate sem gols no jogo de ida, um novo resultado de igualdade leva a decisão para as penalidades máximas.
Fortaleza pode alcançar feito inédito diante do Ceará
O clube tem a oportunidade de alcançar feito inédito no futebol cearense na final de domingo. Caso conquiste o sexto troféu consecutivo, o Tricolor se tornará o único time hexacampeão cearense.
Até hoje, a série máxima de títulos já feita foi de cinco taças. O Ceará conseguiu esse número na segunda metade da década de 1910, assim como a atual sequência do Fortaleza. Portanto, o maior campeão cearense tem a chance de fazer história neste fim de semana.