No sábado (13), às 21h (de Brasília), o Fortaleza estreia no Campeonato Brasileiro, diante do São Paulo, no Morumbi. O Leão do Pici vai à capital paulista com boas chances de voltar com, pelo menos, um ponto somado. E essa esperança tem como base o bom desempenho defensivo da equipe nos jogos recentes.
Nas últimas quatro partidas, o Tricolor foi vazado apenas uma vez. O único gol sofrido pelo time nesse período foi no empate em 1 a 1, com o Ceará, em duelo válido pelo confronto de volta da final do Campeonato Cearense. Em todas as oportunidades, nenhum tento sofrido.
Os jogos nos quais o Laion não teve a sua rede balançada foram: o empate sem gols no Clássico-Rei da ida da decisão do torneio estadual; a vitória por 2 a 0 sobre o Sportivo Trinidense, na estreia da Copa Sul-Americana; e a goleada por 5 a 0 sobre o Nacional Potosí, também pela competição continental.
Antes desse recorte de quatro partidas, a fragilidade defensiva vinha sendo um dos principais problemas da equipe de Juan Pablo Vojvoda. Com a melhora de desempenho do sistema defensivo, o time volta a ser mais competitivo e, quem sabe, possa fazer a primeira soma de pontos no Brasileirão.
Fortaleza tem pela frente um São Paulo em má fase
Além da melhora defensiva, o que pode ajudar o Leão neste fim de semana é o momento conturbado vivido pelo adversário na temporada. Apesar da vitória sobre o Cobresal, pela Libertadores, o SP não convenceu novamente e está longe de superar a crise.
O clima está longe de ser dos melhores pelos lados do Morumbi. A insatisfação dos torcedores, tanto nas arquibancadas quanto nas redes sociais, é evidente, principalmente em relação ao trabalho do técnico Thiago Carpini.