Em toda temporada algo de novo acontece na Série A. Entra jornada e sai jornada, times diferentes sobem, outros descem, alguns surpreendem conseguindo vaga na Copa Sul-Americana e até mesmo na Copa Libertadores. O mesmo, porém, não pode ser dito em relação ao título do campeonato: há mais de 20 anos não tem uma novidade.
Desde 2001, o Brasileirão não tem um campeão inédito. O Athletico-PR, campeão daquela edição, ergueu a taça, até então, nunca antes conquistada em sua história. A final daquele ano, aliás, foi surpreendente, com o Rubro-Negro Paraneense e o São Caetano disputando o troféu na grande decisão.
De lá para cá, ninguém conseguiu repetir o feito. São 23 anos, contanto o fim do mata-mata e o início da era dos pontos corridos, com clubes que já tinham sido campeões anteriormente colocando as mãos no caneco. No formato atual, foram campeões: Palmeiras (4), Corinthians (4), São Paulo (3), Flamengo (3), Cruzeiro (3), Fluminense (2), Santos e Atlético-MG.
Em 2024, sete agremiações começam a disputa do Brasileiro podendo quebrar essa escrita e se tornar campeã da elite nacional pela primeira vez. Para isso, precisarão ir contra o retrospecto e o favoritismo prévio.
Fortaleza busca título inédito da Série A
O Leão do Pici é um dos clubes que têm a chance de colocar fim a esse tabu e conquistar pela primeira vez a primeira divisão do Brasileirão. Aleḿ do Tricolor, Red Bull Bragantino, Juventude, Criciúma, Vitória e Cuiabá também brigam por esse objetivo.
Campeão da Série B de 2018, o Fortaleza se estabeleceu na elite nacional desde então e fez campanhas notáveis. Quem sabe, neste ano os comandados de Juan Pablo Vojvoda não consigam dar um passo além, colocando o clube em um patamar ainda mais elevado.