O Fortaleza pode estar participando de um torneio inédito no Nordeste do Brasil. Isso porque a atual edição da Copa do Nordeste, competição na qual o Leão do Pici está vivo e brigando pelo título, pode terminar com um campeão nunca antes visto.
Quem pode vencer o certame de forma inédita é o CRB. O Alvirrubro já esteve muito perto de colocar as mãos na taça em 1994, quando enfrentou o Sport na final. Contudo, acabou sendo derrotado pelo Rubro-Negro Pernambucano nos pênaltis e ficou com o vice-campeonato.
Essa foi a melhor campanha da agremiação alagoana em três décadas de realização da Lampions. Historicamente, os estados com o maior número de troféus são Bahia, Ceará e Pernambuco. Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão, uma vez cada, conseguiram, em raras oportunidades, quebrar esse retrospecto.
Ou seja, uma conquista do Galo da Praia também significaria um feito e tanto para o estado de Alagoas, que nunca teve um representante campeão do Nordestão. Para isso, no entanto, o time terá que passar pelo Bahia e em uma eventual final bater Fortaleza ou Sport, que se enfrentam na outra semi.
Fortaleza busca tricampeonato do Nordeste
Um dos três vencedores do torneio, o Tricolor está atrás do terceiro caneco da Copa do Nordeste. Após uma primeira fase conturbada, com um desempenho abaixo do esperado, os comandados de Vojvoda golearam o Altos, nas quartas, e chegam embalados para enfrentar o Sport, na semi.
Segundo o treinador argentino, o duelo decisivo será prioridade do Laion, que disputa Brasileirão, Sul-Americana e Copa do Brasil na temporada. O objetivo é repetir as campanhas de 2019 e 2022, nas quais o clube bateu os demais adversários e ganhou o bicampeonato.