O dia 3 de novembro de 2018 entrou para a história do Fortaleza Esporte Clube. Nesta data, o Leão venceu o Atlético Goianiense por 2 a 1, no estádio Antônio Accyoli, em Goiânia, e garantiu matematicamente o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. E desde então, a realidade do clube mudou completamente.
O jogo contra o Rubro-Negro Goiano foi válido pela 34ª rodada do Brasileirão daquele ano. Na ocasião, o time então comandado por Rogério Ceni entrou em campo podendo garantir o acesso graças aos tropeços de Vila Nova e Londrina, que empataram na rodada.
E não deu outra. Aproveitando muito bem os deslizes dos adversários, o Tricolor do Pici fez a sua parte mesmo jogando fora de seus domínios e alcançou o objetivo principal. Ainda no primeiro tempo da partida, Gustavo abriu o placar. Poucos minutos depois, Bruno Melo ampliou.
O Laion recuou depois de construir a vantagem e correu alguns riscos antes dos donos da casa diminuírem o marcador. Mas a equipe segurou a vitória e o acesso à elite nacional. Duas rodadas depois, os comandados de Ceni confirmaram o título, coroando a campanha vitoriosa.
Fortaleza subiu para não voltar mais
Diferentemente do que acontece com diversos clubes, o Leão subiu e não desceu mais para a segunda divisão do Brasileirão. Aliás, pelo contrário. Do acesso em diante, a instituição só progrediu, conquistando feitos como vaga na Libertadores, final de Copa Sul-Americana e outros.
O título da Série B marcou uma página importante da história tricolor. Após a confirmação da taça, juntamente com todo o trabalho de estruturação que começou a ser feito, o clube subiu de patamar e se mantém no topo desde então.