O Fortaleza venceu o poderoso Boca Juniors, hexacampeão da Copa Libertadores da América, nesta semana. O triunfo não foi uma novidade para o Leão do Pici, que se acostumou a ganhar vencedores do principal torneio do continente em competições internacionais.
O Xeneize foi o quinto vencedor da Liberta a sucumbir diante do Tricolor. Além da agremiação azul e dourada, campeã da América em 1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007, o time bateu outros quatro clubes que alcançaram a glória eterna: Independiente, Colo-Colo, San Lorenzo e Corinthians.
A vitória do Laion sobre o Independiente, maior campeão da história do campeonato, aconteceu em 2020, pela Copa Sul-Americana. Na ocasião, a equipe fez valer o mando de campo e superou o Rey de Copas em seus domínios por 2 a 1, na fase de grupos.
Já em 2022, foi a vez do Colo-Colo ser a vítima. Em sua primeira participação na Liberta, o Leão venceu o campeão de 1991, por 4 a 3, em duelo realizado no Chile. O resultado ajudou o time a se classificar para as oitavas de final do certame.
Mais recentemente, os comandados de Juan Pablo Vojvoda ganharam dos outros dois vencedores da Liberta. O San Lorenzo foi o primeiro deles, ainda na fase de grupos da campanha finalista tricolor na Sula de 2023. Um pouco adiante, na semifinal, foi a vez de deixarem o Corinthians pelo caminho.
Boca Juniors não viu a bola contra o Fortaleza
O Leão do Pici dominou completamente o time xeneize no Castelão. Com dois gols de Lucero e dois de Pikachu, o Tricolor fez 4 a 2, mas poderia ter ampliado ainda mais o marcador antes do apito final.
Com o resultado positivo, a equipe de Vojvoda manteve os 100% de aproveitamento e a primeira colocação do Grupo D da Sula. O líder da chave abriu cinco pontos de distância para o Boca, que figura na segunda posição.