A Conmebol tomou atitude em relação aos jogos realizados na Arena Castelão. Por determinação da entidade máxima do esporte bretão no continente, o Fortaleza terá que mandar suas partidas na sequência da Copa Sul-Americana em outro local daqui em diante.
O órgão enviou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), recentemente, um documento informando que a arena não está apta para receber jogos de suas competições. Essa decisão foi tomada pela instituição após a vitória por 4 a 2 do Leão do Pici sobre o Boca Juniors, na semana passada.
De acordo com a Conmebol, depois do duelo uma equipe de engenheiros agrônomos avaliou o gramado do estádio e chegou a conclusão que ele não atende aos padrões estabelecidos. Uma nova avaliação poderá ser feita até 10 de maio e um novo estádio deverá ser indicado pelo clube até o dia 13.
“O gramado não apresentou todas as condições esperadas para a realização de uma partida da CONMEBOL. O campo tinha locais onde não havia cobertura de grama, tinha vãos e irregularidades (estéticas e de nivelamento) – não só, mas sobretudo tudo em grandes áreas – sendo isso prejudicial à segurança dos jogadores, árbitros e o desenvolvimento do jogo”, diz trecho do ofício.
Fortaleza jogará em casa na Sula no final do mês
Os próximos compromissos do Tricolor na competição continental serão fora de casa, contra Nacional Potosí, na Bolívia, e Boca, na Argentina. Os comandados de Juan Pablo Vojvoda só voltarão a jogar em casa no torneio no dia 29 de maio, quando receberão o Sportivo Trinidense, do Paraguai, pela última rodada da fase de grupos.
O Leão é o líder isolado do Grupo D, com nove pontos conquistados. São cinco pontos de diferença para o Boca, o segundo colocado com quatro. Só o primeiro da chave, vale lembrar, garante vaga direta no mata-mata.