Há menos de um ano, o torcedor do Leão do Pici viveu uma de suas maiores tristezas no futebol. Trata-se da derrota para a LDU, nos pênaltis, na grande decisão da Copa Sul-Americana de 2023, realizada em Maldonado, no Uruguai.
Muita expectativa foi colocada no time na tarde daquele 28 de outubro. Afinal, tratava-se do compromisso mais importante da história do Fortaleza e da possibilidade de colocar na galeria de troféus a conquista de maior valor da trajetória centenária da instituição.
Antes da bola rolar, a torcida tricolor deu um show nas arquibancadas do estádio Domingo Burgueño Miguel, assim como havia feito no embarque da delegação, com mosaico, bandeiras e muito incentivo. O primeiro tempo foi marcado por uma tensão dos dois lados e nada saiu dos primeiros 45 minutos truncados.
Na etapa complementar, os torcedores voltaram a sonhar com o gol de Martín Lucero, logo nos primeiros minutos. Entretanto, não deu nem tempo de comemorar, pois Alzugaray fez bela jogada para igualar o marcador. O resultado persistiu até o apito final, levando a decisão para os pênaltis.
Nas penalidades, o Laion até deu esperanças ao sair em vantagem, com João Ricardo pegando a cobrança de Paolo Guerrero. Mas na sequência Romero, Pedro Augusto e Brítez desperdiçaram suas cobranças e a LDU ficou com a taça da Sula, deixando uma das lembranças mais tristes na memória do torcedor tricolor.
Leão tem a chance de se redimir em 2024
Na atual temporada, os comandados de Juan Pablo Vojvoda têm a oportunidade de darem a volta por cima na Copa Sul-Americana. O Leão do Pici é uma das principais forças da competição e tem totais condições de chegar novamente à decisão.
Desta vez, porém, espera o torcedor, que o desfecho possa ser diferente. Mas até lá o time não terá vida fácil. Primeiro, é preciso garantir um lugar direto no mata-mata. Depois, pensar nos desafios eliminatórios da sequência da disputa.