A Conmebol decidiu afastar árbitro que cometeu erro grave em jogo do Fortaleza na temporada passada. Trata-se de Anderson Daronco, que teve desempenho ruim na partida Nacional x River Plate, na semana anterior, e ficou de fora da escala de juízes das rodadas desta semana da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana.
A polêmica em torno de Daronco se deu por conta de sua atuação ruim no jogo entre Nacional e River (2 a 2), em Montevideo, pela Liberta. Na ocasião, ele deixou de expulsar um jogador da equipe uruguaia após uma entrada dura e também deixou passar um cartão vermelho para os donos da casa em confusão generalizada.
Como consequência desses erros, a entidade máxima do futebol na América do Sul resolveu não incluir o gaúcho na escala da rodada desta semana. Segundo informação do diário Olé, o gancho ao brasileiro deve ser estendido, também, para a última rodada da fase de grupos dos torneios continentais.
Por aqui, o árbitro segue em atividade normalmente. Ele, inclusive, irá comandar o jogo entre São Paulo e Fluminense, nesta segunda-feira (13), às 20h (de Brasília), no MorumBIS, que fecha a sexta rodada do Campeonato Brasileiro.
Daronco cometeu erro crasso em duelo do Fortaleza em 2023
As falhas recentes não foram as primeiras cometidas por Daronco em campo. Aliás, muito pelo contrário. Diversas torcidas têm suas reclamações a respeito da atuação do árbitro e de erros cometidos em jogos dos seus times.
Uma que tem bronca do juiz, por exemplo, é a do Flamengo. Em partida contra o Leão do Pici, no Castelão, pelo Brasileirão do ano passado, ele deixou de marcar uma bola na mão de Brítez dentro da área e revoltou os torcedores rubro-negros.