No último domingo (19), Dorival Júnior anunciou mais quatro nomes que defenderão a Seleção Brasileira na Copa América. Além de mais três jogadores para compor a lista de 26 nomes, o treinador adicionou na relação o goleiro Rafael, do São Paulo, que entra no lugar do machucado Ederson, do Manchester City.
Essa foi a segunda vez que o técnico chamou o arqueiro são-paulino, que esteve presente na convocação da Data Fifa de março. A escolha, que da primeira vez já havia sido contestada, foi novamente motivo de questionamentos, tendo em vista melhores desempenhos de atletas da posição, como o de João Ricardo, do Fortaleza, por exemplo.
Segundo dados do Sofascore, João tem números melhores que Rafael nos principais quesitos da posição no começo do Campeonato Brasileiro. Não por acaso, a nota do paredão do Tricolor do Pici é 7.56, enquanto a do profissional do Tricolor Paulista é 6.82.
Na última convocação, Dorival justificou a presença de seu ex-comandado no SP pelo desempenho na temporada passada e por ser um homem dos seus homens de confiança. Além da segunda justificativa, nenhuma outra poderia ser usada pelo técnico desta vez, tendo em vista que por merecimento não foi.
Veja o comparativo dos números de Rafael (Seleção Brasileira) e João Ricardo no Brasileirão 2024
- Partidas jogadas: 6 – 5
- Gols sofridos por jogo: 1.0 – 0.8
- Defesas por jogo: 1.7 – 4.6
- Gols evitados ao todo: -0.9 – +3.8
- Nota Sofascore: 6.82 – 7.56