O Ceará está há exatos 530 dias sem saber o que é ganhar uma partida da Série A do Campeonato Brasileiro. Caminhando para completar a sua segunda temporada seguida na divisão secundária do futebol nacional, o rival do Leão do Pici se contenta apenas com a memória de vencer um jogo na elite.
A última vez que o Alvinegro sentiu esse sabor foi no dia 13 de dezembro de 2022. Na ocasião, o time goleou o Juventude por 4 a 1, na Arena Castelão, com gols de Cléber, Vitor Mendes, Fernando Sobral e Erick, em duelo válido pela última rodada daquela edição da competição.
O triunfo, no entanto, de nada adiantou para o rival do Tricolor, que não conseguiu escapar da queda. O descenso, aliás, foi confirmado na rodada anterior, na qual a equipe perdeu por 2 a 0 para o Avaí, em Florianópolis, e se tornou a terceira a ser oficialmente rebaixada para a segunda divisão.
Desde então, o clube luta para tentar retornar a elite. Na temporada passada, amargou o meio da tabela de classificação e ficou distante de brigar por uma das quatro vagas. Agora em 2024, busca melhorar o desempenho para, quem sabe, conseguir o acesso no final da jornada.
Ceará precisará fazer mais se quiser voltar à Série A
Tendo em vista o começo de campeonato que fazem os comandados de Vagner Mancini, será preciso fazer mais para chegar a brigar por uma das quatro vagas. Com duas vitórias, três empates e uma derrota, o time é apenas o oitavo colocado da Série B.
O Santos disparou e é forte candidato ao título. Goiás, Sport e América-MG despontam como fortes concorrentes, enquanto outras equipes correm por fora. Desta forma, se quiser se colocar na disputa, o Alvinegro Cearense terá de subir de nível.