Fora da briga pelo título! Veja qual colocação o Fortaleza ainda pode alcançar no Brasileirão 2024

A trajetória do Fortaleza na Série A do Campeonato Brasileiro de 2024 sofreu uma triste atualização. Após uma derrota contra o Vitória, as chances de título foram extintas, mas o foco do Laion se voltou para alcançar uma posição inédita no histórico do futebol nordestino nos pontos corridos.

Desde a adoção do formato em 2003, nenhum clube nordestino conseguiu figurar entre os três primeiros colocados. O Fortaleza, no entanto, já demonstrou competência para mudar esse cenário, tendo alcançado sua melhor campanha em 2021 com o quarto lugar. A equipe busca agora superar este feito nas rodadas finais.

Qual a situação do Fortaleza nesta reta final?

Com 65 pontos conquistados, o Fortaleza já supera a própria marca histórica e a de clubes nordestinos anteriores nos pontos corridos do Brasileirão. Restando duas partidas, o time ainda pode alcançar o vice-campeonato, caso uma combinação de resultados favoreça a equipe e o Palmeiras, atual segundo colocado, tropece em seus compromissos.

Para tal, o Fortaleza precisa vencer seus dois últimos jogos: contra o Atlético-GO, em Goiânia, e o Internacional, em casa. Este último é um confronto direto, vital para determinar posições na tabela. A equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda está consciente de que, ainda que não alcance o vice-campeonato, a terceira colocação é uma meta palpável.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

A disputa pela terceira posição envolve não apenas o Fortaleza e o Internacional, ambos com 65 pontos, mas também o Flamengo, que tem 66 pontos. Para garantir, ao menos, a quarta colocação, o Leão precisa sair vitorioso dos dois jogos restantes. Assim, o destino da equipe não dependeria de outros resultados.

Além disso, a recente conquista de títulos pelo Botafogo na Libertadores e pelo Flamengo na Copa do Brasil ampliaram o G4 para um G6. Assim, o Fortaleza já garantiu participação na fase de grupos da Libertadores-2025, um feito significativo que consolida o crescimento do clube no cenário nacional.