No último domingo (12) o Fortaleza foi derrotado, na Arena Pantanal, pela equipe do Cuiabá por 2 a 1. Com esse resultado, o time se aproximou ainda mais da luta contra o rebaixamento. Ainda sonhando com uma vaga para a próxima edição da Sul-Americana, a péssima sequência do clube no Campeonato Brasileiro pode ajudar o clube a pensar na luta contra o rebaixamento.
A última vitória dos comandados de Juan Pablo Vojvoda foi no dia 08 de outubro, contra o América Mineiro por 3 a 2. Desde então, o time acumulou 1 empate e 5 derrotas dentro do Brasileirão. Ainda teve a final da Sul-Americana, contra a LDU, onde a equipe empatou no tempo normal mas foi superada nos pênaltis. Porém, mesmo com uma sequência negativa, as probabilidades ainda estão a favor do Leão do Pici.
Mesmo sem vencer a um mês, Fortaleza tem baixas chances de ser rebaixado
Após a conclusão da 34° rodada do Brasileiro, com a derrota do Fortaleza para o Cuiabá, a Universidade Federal de Minas Gerais atualizou as probabilidades dos clubes na briga pelo rebaixamento. Até o momento o único que não tem mais possibilidades de ficar na primeira divisão é o América-MG. Porém o Coritiba está próximo de se juntar ao time mineiro na disputa da segunda divisão na próxima temporada.
O Fortaleza viu o seu nome entrar nas probabilidades de rebaixamento. Na rodada anterior o time não figurava entre os canditados. As chances de que o clube caia para a Série B é de 0,28%. É a terceira menor, sendo superado por São Paulo e Cuiabá. O próximo jogo do clube será no dia 18 de novembro, contra o Cruzeiro.