A vinda do Boca Juniors ao Castelão certamente não foi nada positiva para o time argentino, que se lembrará da visita para sempre. O revés sofrido para o Fortaleza, por 4 a 2, na noite de ontem (25), pela Sul-Americana, foi o pior do Xeneize em competições internacionais dos últimos 17 anos.
A última vez que a equipe azul e dourada tinha sido vazada por quatro ou mais gols havia sido na derrota para o Milan, na final do Mundial de Clubes de 2007, também por 4 a 2. Desde a derrota para Kaká e companhia, a agremiação de Buenos Aires não sofria um revés tão acachapante.
O feito do Leão do Pici é ainda maior se considerarmos apenas os confrontos da equipe xeneize contra clubes brasileiros. O único “brazuca” que tinha feito mais de quatro gols no hexacampeão da América era o Palmeiras, que em 1994, pela Copa Libertadores, aplicou um sonoro 6 a 1, no antigo Palestra Itália.
30 anos depois, portanto, o Laion se tornou o segundo brasileiro a alcançar esse êxito. De quebra, os comandados de Juan Pablo Vojvoda abriram cinco pontos de diferença para o adversário no Grupo D e deram um grande passo rumo a classificação direta para as oitavas de final da Sul.
Veja os jogos internacionais em que o Boca tomou mais de 4 gols
1994: Palmeiras (BRA) 6 x 1 Boca Juniors (Libertadores)
2003: Atlético Nacional (COL) 4 x 1 Boca Juniors (Sul-Americana)
2005: Chivas (MEX) 4 x 0 Boca Juniors (Libertadores)
2007: Milan (ITA) 4 x 2 Boca Juniors (Mundial)
2024: Fortaleza (BRA) 4 x 2 Boca Juniors (Sul-Americana)