Principal potência do futebol nordestino na atualidade, o Fortaleza aprovou recentemente uma mudança no estatuto do clube para virar uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol). Com um modelo inspirado no Bayern de Munique, o Tricolor do Pici terá uma estrutura diferente de clubes como Vasco da Gama, Botafogo e Cruzeiro.
Ao todo, 1256 sócios do clube votaram no pleito, dentre os quais, 1195 aprovaram a criação da SAF. Vale destacar que o Fortaleza não irá vender as ações do clube, não perdendo assim o controle do futebol.
A SAF do Leão do Pici terá como principal ponto a possibilidade realização de investimentos e empréstimos com maior facilidade. Com a implementação da estrutura, o clube pode dispor de alguns benefícios previstos em lei.
Além de maiores garantias para transações financeiras, o clube também terá um aprofundamento em processos de gestão, auditoria e processos de governança, além de receber possíveis investimentos para se manter competitivo contra aqueles que já se tornaram SAF.
A nova estrutura do clube também contará com um CEO, que terá metas e remuneração. O profissional escolhido ainda ficará responsável pelo futebol profissional, base e feminino. Atual presidente do clube, Marcelo Paz é o grande favorito para ocupar o cargo.
Próximos jogos do Fortaleza
Ter, 03 de Out – Fortaleza x Corinthians – Copa Sul-Americana
Dom, 08 de Out – Fortaleza x América-MG – Campeonato Brasileiro
Qua, 18 de Out – Vasco da Gama x Fortaleza – Campeonato Brasileiro
Sáb, 21 de Out – Bahia x Fortaleza – Campeonato Brasileiro
Sáb, 28 de Out – Fortaleza x Botafogo – Campeonato Brasileiro