Na noite da última quarta-feira (06) ocorreu as últimas partidas do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Fortaleza chegava somente para tentar assegurar a 10°posição na competição, já que em rodadas anteriores o clube conseguiu garantir sua vaga para a participar da próxima edição da Copa Sul-Americana. Já o seu adversário corria um sério risco de ser rebaixado. Com os jogos das três equipes que lutavam contra o rebaixamento acontecendo no mesmo horário, o que não faltou para esses torcedores foi emoção até o final.
Em um jogo bastante pegado e com oportunidades claras de gols para ambos os lados, o Leão do Pici acabou garantindo a vitória por 2 a 1. Com o gol do clube cearense acontecendo nos últimos minutos, torcedores do Santos invadiram o campo e se deu início a vários focos de confusão. Por mais que o jogo não possa ser anulado, já que Vuaden teve que encerrar mais cedo o confronto, o clube paulista pode receber uma dura punição.
Santos corre risco de sofrer grave punição por desordem nas arquibancadas durante jogo contra o Fortaleza
Nos acréscimos do segundo tempo, quando via Bahia e Vasco conseguirem escapar do rebaixamento, o Santos precisava desperadamente para fazer um gol e rebaixar o clube baiano. Porém, o Fortaleza se aproveitou dessa situação e o atacante Lucero fez um gol do meio de campo. Quando a bola entrou, com o rebaixamento sacramentado, a torcida começou a invadir o gramado e arremessar objetos em campo. Veja como Vuaden relatou na súmula:
Informo que a partida foi encerrada antecipadamento aos 51 minutos do segundo tempo, após o segundo gol da equipe do Fortaleza ec, pois, hpube, por parte da torcida do Santos fc, arremesso de objetos para dentro do campo de jogo e também invasão de torcedores. De acordo com o policiamento, não haveria mais segurança para o prosseguimento da partida, motivo pelo qual, a mesma foi encerrada.
Leandro Pedro Vuaden em súmula de Santos x Fortaleza
A tendência é que ainda nas primeiras semanas de janeiro do próximo ano o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgue o Santos pelos acontecimentos na Vila Belmiro. Ainda é possível que o time tenha que jogar boa parte de suas competições com portões fechados.