Por muito tempo a equipe do Ceará era uma das poucas equipes do futebol cearense que representavam o estado no cenário do futebol brasileiro. Porém isso começou a mudar no ano de 2017, quando alguns nomes importantes para a história recente do clube chegaram para assumir cargos na diretoria do clube. Desde então a equipe aos poucos foi crescendo no cenário nacional.
Ainda no ano de 2017 a equipe conseguiu o acesso para a Série B e no ano seguinte a equipe conseguiu conquistar a vaga para a primeira divisão. Hoje, os papéis se inverteram entre o Leão do Pici e o Vozão. Enquanto muitos cresceram vendo o alvinegro cearense na Série A, hoje é o tricolor que representa o futebol local na primeira divisão. E com pouco tempo, o Leão já conseguiu fazer com que seu rival passasse vergonha por nunca ter participado de uma Libertadores.
Fortaleza é a única equipe do futebol cearense com participação na Libertadores
Há poucas rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, as vagas para a próxima edição da Libertadores já começam a ficar ocupadas. Até o momento três equipes já garantiram sua participação: Palmeiras, Botafogo e Palmeiras. Para este ano, o estado do Ceará não terá nenhum representante nesta competição. Com isso, a equipe possui até o momento duas participações na principal competição do futebol sul-americano.
Já o seu rival Ceará não possui nenhuma participação na Libertadores. Já pelo futebol nordestino, Bahia e Sport se jutam ao Fortaleza como equipes que já lutaram pela Glória Eterna. Em 2024 a única forma do Ceará conseguir uma vaga inédita para a Libertadores é conquistando a Copa do Brasil, sendo que a sua vaga já está garantida para este torneio que reúne vários times do país.