As finais do Campeonato Cearense de 2024, que colocarão Ceará e Fortaleza frente a frente nos dias 30 de março e 6 de abril, provavelmente terão arbitragem composta por profissionais do quadro Fifa de outros estados. Os clubes devem formalizar o pedido à comissão de arbitragem da Federação Cearense de Futebol (FCF) até a próxima segunda-feira (25).
Em declarações ao Diário do Nordeste, os presidentes do Ceará e do Fortaleza confirmaram que enviarão a solicitação. Conforme estipulado pelo regulamento geral de competições da FCF, no parágrafo segundo do artigo 65, além de arcar com os custos da arbitragem (deslocamento, hospedagem e pagamento), o clube requerente deve pagar uma taxa de R$ 5 mil, que será investida em treinamento, formação e reciclagem dos árbitros locais.
Clubes querem arbitragem de fora do estado
Além disso, para ter todos os árbitros de fora — tanto os do campo quanto os do VAR —, o time mandante deverá desembolsar aproximadamente R$ 100 mil por confronto, sendo esse valor descontado da renda de cada partida.
Após a realização do pedido, o processo é encaminhado à comissão de arbitragem da CBF, que informa à comissão local os nomes disponíveis — entre árbitros do padrão Fifa e Master — e, em seguida, a seleção dos árbitros é feita.