Fortaleza e Ceará decidirão por mais um ano qual equipe se sagrará grande campeã do Campeonato Cearense. As duas equipes passaram nas semifinais por Maracanã e Ferroviário, respectivamente, e garantiram suas vagas na grande decisão, que será disputada nos dias 30 de março e 6 de abril. O regulamento deu uma pequena vantagem ao time alvinegro.
Isso porque o regulamento do Campeonato indica que o mando de campo do jogo decisivo da competição está destinado ao time de melhor campanha somando o desempenho de todas as fases. Fortaleza e Ceará empataram em número de pontos (15 cada), no entanto, o Vovô ganhou vantagem no primeiro critério de desempate, que é o saldo de gols (13 conta 12 do Fortaleza).
Apesar de os dois jogos serem realizados no mesmo estádio (Arena Castelão), o mando de campo é fundamental por conta do fator torcida. Normalmente, destina-se 60% da carga de ingressos pra equipe que joga em casa e os outros 40% para os torcedores do time visitante. A melhor campanha geral não dá ao Ceará a vantagem de jogar por dois resultados iguais. Quem quiser o título, terá que vencer no placar agregado.
Fortaleza busca o hexa e Ceará tenta acabar com a hegemonia tricolor
Um título sobre seu grande rival já significa muito por si só, mas a final do Campeonato Cearense 2024 tem um gosto especial tanto para Fortaleza quanto para o Ceará. O Tricolor do Pici é o atual pentacampeão da competição e vai em busca do seu hexacampeonato, além de ampliar a vantagem sobre o Alvinegro de Porangabuçu no número de conquistas: 46×45.
Já o Ceará quer voltar a vencer e frear uma hegemonia do seu grande rival. Além disso, das últimas cinco conquistas do Fortaleza, quatro foram em cima do próprio Ceará, que perdeu as finais nos anos de 2019, 2020, 2021 e 2023. Em 2022, a equipe foi derrotada logo nas quartas de final nos pênaltis contra a equipe do Iguatu.