No último sábado (25) aconteceu a última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com muita emoção até os últimos minutos, as vagas de acesso para a primeira divisão e rebaixamento para a terceira divisão foram definidas. Quem esparava que poderia estar em uma briga por uma vaga na principal competição do futebol brasileiro era a torcida do Ceará.
No início do ano, o Vozão tinha a expectativa de terminar o ano com uma classificação para a primeira divisão. A equipe havia sido rebaixada na temporada passada, após não conseguir desempenhar uma boa Série A. Até o meio deste ano, a equipe não estava em uma boa posição. Mesmo com a diretoria decindo abrir os cofres para ter folha milionária, o Ceará não conseguiu sequer lutar por uma vaga para o acesso.
Ceará teve maior folha e o que mais gastou entre os clubes da Série B de 2023 mas não conseguiu vaga para Série A
No meio deste ano, com a abertura da janela de transferências e o péssimo desempenho do Ceará no inicio da Série B, a diretoria decidiu tomar uma decisão arriscada, abrindo os cofres para trazer novas contratações. Com isso o clube também aumentou o seu orçamento para salários, visando montar uma equipe que conseguisse subir para a Série A.
Porém, mesmo conseguindo o status de maior folha salarial da segunda divisão e uma das equipes que mais desembolsou na contratação de jogadores, o Ceará não conseguiu se impor para subir algumas posições na tabela entrar na luta pelo acesso. A equipe terminou a competição em 11° lugar, com 50 pontos conquistados em 38 rodadas.