Já estão definidos os dois primeiros clubes classificados para as semifinais da edição 2022/23 da Champions League.
Na última terça-feira (18), no estádio Stamford Bridge, em Londres, o Real Madrid derrotou o Chelsea por 2 a 0 (4 a 0 no agregado) e avançou para as semis pela 11ª vez nas últimas 13 temporadas. O clube espanhol agora busca seu 15° título.
Precisando do resultado por dois gols de diferença para pênaltis, o clube londrino não abandonou seu esquema com 3 zagueiros e um meio-campo povoado, enquanto o Real Madrid entrou com seu tradicional 4-3-3. No primeiro tempo, o Chelsea controlava a posse de bola e dificultava a saída de jogo dos madrilenhos, mas pecava na criação e finalização. Na melhor chance, Kanté chutou para fora.
Real Madrid e Milan se garantiram nas semifinais da Champions
Já na segunda etapa, o nervosismo era perceptível e os passes fáceis começaram a ser desperdiçados pelos Blues. Contra os reis da Champions, se um erro já é fatal, quem dirá dois; em duas falhas defensivas do Chelsea, Rodrygo decidiu o duelo e a eliminatória.
Já no estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles, o Milan entrou com a vantagem mínima conquistada na ida. O Napoli, grande sensação europeia na temporada, entrou sem Lokonga e Kim Min Jae, suspensos, e com Osimhen voltando de lesão, para buscar a virada.
O líder da Serie A pressionou em busca do gol, mas as finalizações não acertavam a meta. Foi o Milan que se aproveitou dos espaços oferecidos e conseguiu um pênalti, desperdiçado por Giroud. Porém, no final da primeira etapa, o centroavante francês completou excelente jogada de Rafael Leão para abrir o placar.
Depois do intervalo, o Napoli voltou com mais intensidade, mas sem tanto poder de criação. O geórgio Kvaratskhelia desperdiçou uma cobrança penal que poderia incendiar o jogo. Nos acréscimos, Osimhen ainda marcou, mas já era tarde demais.