Um dos principais nomes do atual elenco do Fortaleza, o atacante Marinho tem um currículo extenso no futebol brasileiro. Antes de chegar ao Leão do Pici, o jogador atuou em nada mais nada menos que em 14 times.
Revelado pelo Fluminense, Marinho subiu ao time profissional na temporada de 2008. Sem muito espaço, disputou apenas oito partidas pelo Tricolor Carioca naquele ano. Após imbróglio pela renovação, o jovem assinou um contrato de cinco anos com o Internacional.
No clube gaúcho, conquistou o primeiro título de sua carreira, o Campeonato Gaúcho de 2009. Com poucas oportunidades, acumulou empréstimos seguidos para Caxias, Paraná, Goiás e Ituano, onde também não conseguiu muito destaque.
Após rodar em diversas equipes, Marinho foi contratado em definitivo pelo Náutico, em 2014. No ano seguinte, foi para o Ceará, onde finalmente conseguiu apresentar um bom desempenho. Com a camisa do rival, marcou nove gols em 29 jogos.
Tal desempenho chamou a atenção do Cruzeiro, que o adquiriu no meio de 2015. No clube celeste também teve atuações discretas e acabou sendo emprestado para o Vitória.
Naquela que pode ser considerada uma das melhores temporadas do jogador, o atacante chamou a atenção do país durante o Brasileirão de 2016. Em 43 jogos, Marinho balançou as redes em 21 oportunidades.
Tal desempenho chamou a atenção de diversas equipes do futebol brasileiro. Apesar disso, o atacante acertou com o Changchun Yatai, da China. Pouco adaptado ao país asiático, retornou ao Brasil em 2018, quando assinou com o Grêmio.
Meses depois, Marinho foi para o Santos, onde se consolidou como um dos melhores jogadores do Brasil. Apesar de não ter conquistado nenhum título pelo Peixe, o jogador teve campanhas memoráveis nos anos de 2019 e 2020.
Além da classificação para a final da Libertadores de 2020, Marinho foi eleito o craque desta edição da competição e o Rei da América.
Em 2022, assinou com o Flamengo, onde ficou até o início deste ano. No clube rubro-negro, nunca conseguiu se firmar como titular, mas fez parte das campanhas dos títulos da Libertadores e da Copa do Brasil do mesmo ano.
Após assinar a rescisão com o clube carioca, Marinho acertou um contrato de três anos com o Fortaleza. No Leão do Pici, já disputou 14 jogos e marcou três gols. O jogador vem sendo utilizado como titular pelo técnico Juan Pablo Vojvoda.