O Fortaleza assim como outros gigantes do fuebol brasileiro passou por muitas mudanças em seu escudo, tendo um período onde possuía uma estrela no brasão. Aos que não conhecem a história podem associar o símbolo a algum movimento partidario comunista, mas a verdade por trás do escudo é surpreendente.
Ao contrário do que outros curiosos pensam, a estrela vermelha no escudo do Fortaleza Esporte Clube não simboliza conquistas esportivas e sim uma homenagem ao clube de remo e regatas chamado Stella Foot-Ball Club, um dos clubes mais antigos de Fortaleza, fundado em 1912.
O Fortaleza Esporte Clube, por sua vez, foi estabelecido em 1918, e a presença da estrela vermelha em seu distintivo é um tributo ao legado do Stella Foot-Ball Club, considerado um dos predecessores do Fortaleza EC.
Assim, a estrela vermelha no emblema do Fortaleza tem raízes históricas e simboliza a conexão entre os dois clubes, além de representar a herança esportiva da cidade de Fortaleza.
Nas redes sociais em 2022, essa estrela foi motivo de confusão na partida contra o Galo. Houve muito tumulto por conta de um mosaico da torcida do Tricolor que usou a estrela do clube nos estádios e muitos associaram a um possível apoio ao candidato Lula, mas nas redes dociais torcedores do Leão do Pici explicaram a situação.
- Rapaz, houve momentos em que a situação ficou tensa no Premium. Os bolsonaristas estavam particularmente irritados (não sei o porquê) e se incomodaram muito com a estrela vermelha no mosaico e com várias pessoas que no setor usando adesivos do 13.
- Tem muita gente que não conhece a história do Fortaleza. Para os desavisados, a estrela vermelha que subiu no mosaico não era uma alusão ao PT( as vezes é necessário dizer o óbvio), e sim o escudo do Stella Football Club, primeiro clube fundado por Alcides Santos.