Conmebol bate o martelo e Vojvoda começa a preparar esquema pensando em Assunção
A Conmebol anunciou que a final da Copa Sul-Americana de 2024 será realizada em Assunção, capital do Paraguai. A decisão foi confirmada pelo presidente da entidade, Alejandro Domínguez, nas redes sociais, destacando a importância da cidade no coração da América do Sul para sediar o desfecho emocionante do segundo maior torneio de clubes do continente. O estádio que sediará a final ainda será definido.
Esta será a segunda vez que Assunção receberá a final da Copa Sul-Americana desde que a competição passou a ser decidida em jogo único, em 2019. Na primeira edição nesse formato, a capital paraguaia foi palco da final no Estádio General Pablo Rojas (La Nueva Olla), casa do Cerro Porteño.
A Conmebol adotou uma mudança na forma de escolher os locais que abrigam as finais de seus torneios de clubes. Em vez de anunciar previamente o estádio, a entidade optou por divulgar apenas as cidades que receberão as decisões da Libertadores e da Sul-Americana. Essa medida proporciona mais liberdade para escolher o estádio de acordo com os times classificados, visando viabilizar situações como a ocorrida em 2023, quando a final da Copa Sul-Americana foi transferida de Montevidéu para Maldonado devido à capacidade do estádio.
Final da Libertadores na Argentina
Enquanto isso, a final da Copa Libertadores deste ano terá Buenos Aires como cidade-sede, mas o estádio que receberá a partida ainda não foi anunciado. De acordo com apurações, o Monumental, estádio do River Plate, é a tendência natural para abrigar a decisão, sendo o maior da América do Sul, com capacidade para 83 mil espectadores. No entanto, a cidade possui outros estádios aptos para receber a final, caso times com torcidas menores se classifiquem.