A temporada atual do Fortaleza vem sendo uma das maiores da história do clube, estando na semifinal da Copa Sul-americana e podendo chegar a um título inédito continental. Para isso, é necessário primeiro que o clube passe do Corinthians na semifinal e então vença a final, que será disputada em jogo único no Uruguai.
No entanto, mesmo antes de acontecer, a Confederação Sul-americana de Futebol (CONMEBOL) tomou uma atitude polêmica ao mudar o estádio onde será a realização da final. A decisão inesperada e surpreendente foi feita na última sexta-feira, 15 de setembro. A princípio seria definido no Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.
A final da competição internacional continuará ocorrendo no Uruguai, mas será realizada no Campus de Maldonado, localizado em Punta Del Este, em 28 de outubro. Segundo informações do Globo Esporte, essa decisão foi tomada devido à consideração da organização do torneio de que a capacidade máxima do Estádio Centenário era excessivamente alta.
No entanto, os torcedores do Fortaleza não gostaram nada da mudança, uma vez que a dimensão da conquista em um estádio lendário como o Centenário geraria ainda mais peso para uma possível vitória na final.
O caminho do Fortaleza até lá ainda é difícil, tendo de passar do Corinthians, que mesmo em má fase, possui um grande time e um treinador cascudo, o que pode dificultar a vida do Leão. Além disso, o alvinegro paulista é conhecido por sua força dentro da Neo Química Arena, junto do seu torcedor que empurra o time nos momentos difíceis, já tendo feito grandes viradas inesperadas dentro do estádio.