A novela Caio Alexandre segue tomando conta dos bastidores do Fortaleza. Após esta quarta-feira (10), em que o jogador não compareceu ao CT para os treinamentos da equipe de Juan Pablo Vojvoda, a relação entre ele e o Leão do Pici ficou ainda mais tensa. O clube mantém uma postura inflexível, insistindo em exercer o direito estabelecido no contrato para adquirir definitivamente o meio-campista.
Caio Alexandre foi emprestado ao Tricolor em 2023 com um acordo válido até dezembro de 2023. O contrato previa a compra permanente pelo Fortaleza caso o jogador atingisse 70% das partidas no ano. Com essa condição cumprida, o Leão do Pici ativou a transição do contrato de empréstimo para um contrato definitivo junto ao Vancouver Whitecaps-CAN, com vigência a partir de 2024. Duas parcelas já foram pagas.
No entanto, desde dezembro, o Fortaleza busca a assinatura de Caio Alexandre, que até o momento se recusa, possivelmente visando facilitar sua saída. Contrariamente às expectativas, a não assinatura do jogador resulta em uma postura intransigente por parte do clube, que mantém sua posição contratual. Enquanto isso, o Fortaleza aguarda passivamente por uma decisão do atleta, que expressou o desejo de sair, mas permanece vinculado ao clube até que um acordo seja alcançado.
A gestão da situação entre ambas as partes tem sido confusa desde dezembro, causando desgaste tanto para o Fortaleza quanto para Caio Alexandre. O jogador de 24 anos atrai interesse de equipes como Corinthians e Bahia, e já deixou claro seu desejo de deixar o Pici.