Nesta quarta-feira (29), às 21h (de Brasília), o Fortaleza recebe o Sportivo Trinidense, na Arena Castelão, pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Precisando de uma vitória ou até de um empate para se garantir diretamente na próxima fase, o Leão do Pici deu um passo grande em direção ao objetivo antes mesmo de entrar em campo.
Isso porque o retrospecto dos comandados de Juan Pablo Vojvoda jogando em casa na atual temporada é animador. Dos 17 jogos que a equipe tricolor realizou como mandante nas diferentes competições deste ano, apenas dois tiveram a derrota como resultado final.
Os reveses aconteceram diante de Ceará e Vitória, ambos na primeira fase da Copa do Nordeste. Além dos resultados negativos, foram oito vitórias e sete empates do Laion atuando em seus domínios, com 33 gols marcados e 13 sofridos.
O retrospecto é animador pensando na partida de logo mais. Com um triunfo, o time garante a primeira posição do Grupo D e a vaga direta nas oitavas de final. Um empate também serve, desde que o Boca Juniors não consiga tirar a diferença de seis gols de saldo vencendo o Nacional Potosí.
Primeira colocação é fundamental para o Fortaleza
Confirmar a liderança da chave é de extrema importância visando a sequência do Leão no torneio continental. Isso porque a segunda posição do grupo leva a disputa de um playoff com um dos terceiros colocados da primeira fase da Copa Libertadores da América.
Evitar um confronto eliminatório antes das oitavas, obviamente, é a melhor alternativa. Neste ano, o Tricolor tenta repetir a campanha finalista da jornada passada, mas desta vez com um desfecho diferente: com a taça nas mãos.