Nova regra do impedimento, idealizada por ex-técnico francês, poderá afetar o Fortaleza e os demais times do futebol mundial em breve. Segundo o jornal britânico The Times, a nova medida foi aprovada em testes e será apresentada à International Football Associaton Board (Ifab), responsável pela regulamentação das questões de arbitragem no mundo.
De acordo com a nova proposta, só deverá ser considerado impedimento quando o jogador estiver completamente à frente do último defensor. Ou seja, só passará a ser irregularidade se o atacante estiver em plena vantagem em relação ao zagueiro. Se parte do corpo estiver na mesma linha, o que atualmente é ilegal, será considerado legal.
O autor dessa ideia é o francês Arsene Wenger, ex-treinador do Arsenal, da Inglaterra. Segundo ele, bons resultados foram obtidos nos testes realizados nas divisões inferiores da Suécia, da Holanda e da Itália. A expectativa agora, portanto, é em relação à posição da Ifab, se será a favor ou não da medida.
Caso a regra seja aprovada, causará um grande impacto em todo o futebol mundial. As mudanças mais significativas do esporte bretão, desde sua criação tal qual conhecemos, no final do século 19, passaram pelas alterações nas leis de impedimento. Agora, não deve ser diferente.
Fortaleza volta a campo pelo Brasileirão
Depois da paralisação e de focar as atenções nas outras competições, o Leão do Pici volta a pensar no Campeonato Brasileiro. No próximo domingo (2), às 18h30 (de Brasília), os comandados de Juan Pablo Vojvoda recebem o Athletico, na Arena Castelão, em partida válida pela sétima rodada do certame nacional.