Com o final do Campeonato Brasileiro, que aconteceu no dia 06 de dezembro, muito se esperava que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) iria se planejar para o próximo ano, assim como o Fortaleza, por exemplo, que já visa o início das disputas para a próxima temporada. Porém, o que se viu foi completamente diferente do que se esperava.
No dia 07 de dezembro, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro definiu que o então presidente Ednaldo Rodrigues fosse afastado do cargo de presidente da entidade. Com o recurso negado, através de um interventou, a CBF busca realizar novas eleições. Porém quem está de olho nisso é a Fifa e a Conmebol, que virá ao Brasil em janeiro. Tanto o Leão do Pici, quanto os outros times, estão de olho no que pode acontecer nessa visita.
Fifa e Conmebol virão ao Brasil e Fortaleza pode ser prejudicado, junto com outros times
O motivo da visitas das duas entidades máximas do futebol se deve por conta dos episódios recentes que ocorreram dentro da CBF. Ambas querem chegar em um acordo para que tudo se resolva da melhor forma possível, sem a necessidade de medidas mais drásticas. Porém, caso isso não aconteça, tanto a entidade nacional, quantos seus clubes afiliados, podem ficar de fora das competições internacionais, como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes. Até o momento, a postura é de diálogo por parte da Fifa.
Porém, em carta enviada anterioremente para a CBF, foi ressaltado a possibilidade de punição pesada para o país, caso não consigam chegar em um denominador comum. O motivo para uma posição seria que a justiça comum não pode interferir nos acontecimentos dentro das suas afiliadas. “as associações membros da Fifa devem gerir os seus assuntos de forma independente e sem influência indevida de qualquer tipo de terceiros”, afirmou a entidade máxima do futebol em carta para a CBF.