Na manhã desta terça-feira (12), o Fortaleza anunciou sua primeira contratação para o ano de 2024. Trata-se de Bruno Costa, que chega para o cargo Executivo de Futebol. Com currículo internacional e passagem pela CBF, Bruno chega para reforçar o Departamento de Futebol do Leão do Pici.
Bruno chegará ao Centro de Excelência Alcides Santos com um contrato de três anos e imediatamente se integrará ao processo de planejamento para 2024. Em entrevista para o site oficial do clube, o presidente e futuro CEO do Laion, Marcelo Paz, falou sobre a chegada de Bruno.
“Bruno Costa é um especialista em futebol, em gestão, em técnicas de escolha de jogador. Utilizando sempre base de dados, números e conhecimento de campo. Um cara que tem um espaço internacional muito grande, tem conexões em países da Europa, em países da América do Sul e fala três idiomas”, afirmou.
Conheça o currículo do novo Executivo de Futebol do Fortaleza
Natural de Porto Velho, Rondônia, Bruno Costa, de 43 anos, é graduado e pós-graduado em Gestão Esportiva. Atualmente, desempenha o papel de professor nos cursos de Gestão Esportiva e Executivo de Futebol oferecidos pela CBF Academy. No início de sua carreira, dedicou cinco anos aos estudos nos Estados Unidos.
Em 2002, assumiu a posição de Supervisor e Administrador das Seleções de Base da CBF, permanecendo até 2007. Durante esse período, foi Campeão Mundial com as equipes Sub-17 e Sub-20, contribuindo para o título de Pentacampeão do Mundo da Seleção principal.
Entre 2007 e 2010, ocupou o cargo de Executivo das Categorias de Base do Fluminense, conquistando o título da Copa do Brasil. Em 2012, assumiu como Executivo das Categorias de Base do Figueirense, desempenhando também a função de chefe de scouting de observação do Brasil de 2012 a 2015, realizando análises técnicas para a Seleção principal.
Em 2016, retornou aos Estados Unidos como Executivo de Futebol do Fort Lauderdale Strikers e, a partir de 2017, assumiu a posição de Diretor de Scouting do San José, uma das principais equipes da MLS.