Ele chegou ao Fortaleza cercado de expectativas, principalmente por sua experiências em times de Portugal, Espanha e Inglaterra, e se esperava que sua experiência pudesse fazer uma grande diferença para o Leão do Pici.
Contudo, toda a expectativa que se criou para sua passagem pelo Fortaleza se tornou decepção, pois ele participou de apenas quatro jogos pela equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda, e deixou o clube sem nenhuma vitória.
Fortaleza empresta Tobias Figueiredo ao Criciúma
O Fortaleza anunciou o empréstimo do zagueiro português Tobias Figueiredo ao Criciúma até o final da temporada 2024. O jogador, que chegou ao Pici ainda na metade do ano passado, fez apenas quatro jogos com a camisa tricolor, e não venceu nenhuma partida (foram um empate, contra o Grêmio, e três derrotas, contra Goiás, Bahia e Atlético-MG, todos em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro do ano passado).
Com contrato válido até o final de junho de 2026, o zagueiro já vinha treinando em separado por não fazer parte dos planos do treinador argentino Juan Pablo Vojvoda para a temporada 2024, e estava buscando um novo clube.
Sem interesse de clubes europeus e com a janela internacional fechada desde fevereiro, o defensor português viu no Criciúma uma grande chance de ter mais oportunidades e minutagem em campo durante o restante do ano.
Revelado pelo Sporting-POR, Tobias Figueiredo também passou pelo Reus-ESP e pelo Nacional-POR, antes de migrar para o futebol inglês, onde atuou por cinco temporadas no Nottingham Forest e meia temporada no Hull City, até desembarcar no Brasil para atuar no Fortaleza.