O Fortaleza passou por cima do Juventude, goleou e garantiu de vez a festa de mais de 50 mil pessoas presentes no Castelão. No dia 15 de novembro de 2018, o Leão venceu a equipe gaúcha por 4 a 1 e ergueu o troféu da Série B do Campeonato Brasileiro diante do torcedor tricolor.
O time, então comandado por Rogério Ceni, tinha confirmado matematicamente o título na rodada anterior, após a vitória sobre o Avaí, por 1 a 0, fora de casa. Entretanto, a festa foi marcada para a rodada seguinte, no duelo contra a agremiação do Rio Grande do Sul, uma vez que assim poderia ser feita junto da torcida.
Em campo, o Ju até tentou estragar a celebração, abrindo o placar logo no começo do confronto, com Hugo Sanches. Mas o Laion, mesmo já campeão, reagiu e atropelou o Alviverde. Marlon e Gustavo, duas vezes cada, fizeram os gols da virada que acabou com goleada.
Após o apito final, os jogadores receberam o caneco e puderam comemorar no gramado do Castelão um dos títulos mais importantes da história do clube. Nas arquibancadas, os 57.223 torcedores presentes celebraram junto o êxito que significou uma mudança de página para a instituição.
Fortaleza subiu degrau depois de conquistar a Série B
Desde o título da segunda divisão, conquistado em 2018, o Fortaleza deu um passo rumo a outro patamar em sua história. De lá para cá, o clube se consolidou na elite do futebol nacional, alcançou feitos relevantes e segue visando elevar ainda mais o seu nível.