Embora tenha perdido a taça para seu rival em 2023, o Fortaleza entra para a disputa da Copa do Nordeste de 2024 como um dos times favoritos para o título. Nesta segunda-feira (12), o torneio teve sua tabela básica divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A Copa do Nordeste de 2024 contará com a participação de dezesseis clubes. A primeira fase do torneio ocorrerá de 4 de fevereiro a 27 de março, seguida pela segunda fase em 10 de abril. As semifinais estão programadas para o dia 24 do mesmo mês, enquanto a grande final está marcada para os dias 5 e 9 de junho.
Fortaleza, Ceará, América-RN, Bahia, CRB, Fortaleza, Itabaiana, Maranhão, Náutico, River-PI, Sport, Treze e Vitória já têm presença garantida na disputa.
É importante ressaltar que, ao contrário das edições anteriores, o Nordestão 2024 não entrará em conflito de datas com os campeonatos estaduais da região, uma novidade desde a reestruturação do torneio. Na última edição, o Fortaleza, favorito ao título, foi eliminado nas semifinais pelo Ceará em um único jogo.
Fortaleza encerra 2023 com feito inacreditável
Nos últimos cinco anos, a estabilidade tem desempenhado um papel fundamental no êxito do Fortaleza, que, por quatro temporadas consecutivas, encerra sua participação entre os dez primeiros colocados no Campeonato Brasileiro. Na temporada de 2023, a consistência do Leão foi destacada por uma conquista notável.
Ao longo dos 78 jogos realizados no ano, o Fortaleza não sofreu reviravoltas por parte de seus oponentes, registrando apenas uma virada a seu favor. A equipe obteve pontos em 47 partidas em que abriu o placar, alcançando 40 vitórias e sete empates. Nos 27 jogos em que esteve em desvantagem no marcador, o Tricolor não pontuou em 22, conquistando quatro empates e apenas uma vitória de virada.
No âmbito do Campeonato Brasileiro, o Leão do Pici figurou como a quinta equipe com mais desarmes e a nona em interceptações. Apesar de deter a sexta menor posse de bola na competição, a equipe compensou seu estilo mais reativo com efetividade, classificando-se como a quinta em finalizações no torneio.