O Fortaleza tem se destacado nos últimos anos por conta da grande categoria de base que vem revelando atletas de alto nível no cenário brasileiro. No entanto, alguns deles não conseguem se destacar no profissional assim como era na base, o que faz com que o Leão empreste o jogador para ganhar experiência em outros clubes, como é o caso de Riquelmo.
O atleta se destacou bastante na base, mas com Vojvoda não vem conseguindo espaço e por isso, o Fortaleza já o emprestou para clubes menores, como o Confiança, no início do ano para a disputa da Série C e agora para o Sampaio Corrêa, onde vai ajudar o time a não ser rebaixado para a terceira divisão.
Riquelmo começou sua jornada como jogador nas categorias de base do Cruzeiro, mas não demorou muito para que o Fortaleza mostrasse interesse em contratá-lo para participar dos principais torneios Sub-20.
Na edição mais recente da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o meio-campista se destacou sob a orientação do então treinador Leandro Zago, desempenhando um papel fundamental na melhor campanha já realizada pelo Fortaleza na história do torneio. Após o encerramento da temporada da Série B, o jogador de Minas Gerais retornará ao Fortaleza para uma avaliação por parte da comissão técnica.
O Sampaio Corrêa hoje vive uma situação delicada na Série B, sendo o 15º colocado da competição com 31 pontos, apenas quatro a mais que a Chapecoense, primeiro clube dentro da zona do rebaixamento. Há ainda mais dez rodadas para serem disputadas no torneio e com isso, o time maranhense deve seguir brigando na parte debaixo da tabela contra o descenso.